Qual é o melhor Opala
Respondendo a pergunta de um amigo internauta segue breve comparativo de versões.
Para os Opalas temos os motores de 4 cilindros de 151 e 153 polegadas cúbicas e motores de 6 cilindros em linha de 230 e 250 polegadas cúbicas.
Estimar potência por modelo não é possível, pois praticamente todos os modelos foram equipados com os motores 4 e 6 cilindros.
De toda forma o motor mais potente, saia originalmente nos modelos SS6 de 1976 a 1980 e posteriormente como um opcional caríssimo em modelos comodoro e diplomata.
Tratava-se do lendário motor GM 250S movido a gasolina de potência bruta estimada em 171 cv e torque na casa dos 32 kgmf, ambos numa faixa de 2.600 a 4.800 rpms.
Esse motor era capaz de levar o coupe SS a 100 km/h em cerca de 10 segundos e a uma máxima de 190 km/h.
Acoplado ao um cambio manual de 4 marchas, montado no assoalho e a tradicional tração traseira.
Hoje esse é um motor raro de se achar.
A suas diferenças para o 6 cilindros normal eram o comando de válvulas mais nervoso, tuchos mecânicos, carburador de corpo duplo DFV 446 e taxa de compressão 9:1 na gasolina.
No entanto, qualquer motor GM 6 cilindros pode ser modificado facilmente para chegar aos valores citados ou passar muito deles, motores aspirados podem ultrapassar os 450 cv e turbo alimentados podem chegar ate mesmo na casa dos 1.400 cv com o torque superando os 150 kgfm.
Existe um enorme mercado de preparação para esse motor.
Um seis bocas que supera muitos V8, é incrível como esse 6 cilindros ganha potencia fácil, mexendo em somente alguns aspectos pode se aumentar 200 cv facilmente.
Por exemplo, pegando um motor 250S original, rebaixando o cabeçote para ganhar mais taxa de compressão e assim poder utilizar álcool, trocando o carburador por um Weber 40 ou um Motorcraft Bijet e utilizando um sistema de escape dimensionado 6x2 pode se tirar mais de 210 cv desse motor.
O que faria um opala coupe de 1972 a 1979, por exemplo, acelerar de 0 a 100 na casa dos 7 segundos e ultrapassar os 200 km/h, levando em conta uma relação 3,14 de diferencial e um cambio 4 marchas original.
Marcas de desempenho de por inveja em esportivos modernos.
Opalão, um verdadeiro muscle car brasileiro
eterno 6 bocas, devorador de V8.
Resumindo... Não existe melhor ou pior, só quem tem um opala sabe o prazer de senti-lo, é inexplicável....
Esperamos ter ajudado.
Gosaria de mecher no seu Opala? Fale conosco clicando aqui somos especialistas no assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário